quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cuidados com a hidratação durante a atividade física

Cuidados com a hidratação durante a atividade física

Imagem


Com o aumento da temperatura nessa época do ano devemos valorizar ainda mais o papel da reposição hídrica durante a atividade física.
Durante uma atividade física, a transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 Litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro. A desidratação antecede a sede provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. A diminuição de água promove perda de peso, no entanto, a capacidade de hidrólise de lipídeos também é reduzida. Isto acarreta em diminuição da capacidade máxima de desempenho.

Apesar de a água ajudar na reposição hídrica, estudos apontam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos pode melhorar o desempenho do atleta.

A reposição hídrica deve seguir a seguinte fórmula: Solução água + carboidratos + eletrólitos. A reposição hídrica não e feita através de volume e sim com freqüência de ingestão de líquidos de forma regular.
De acordo com o (American College Of Sports Medicine) a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma: 2 hs antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos, a partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de atividade, O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4 - 8%, Concentração de sal: 1 terço de colher de sopa de sal por litro de água Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício.
Dica para quem não tem o hábito de beber água carregue sempre uma garrafa consigo, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia-a-dia, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário